Fejoada caseira

Feijoada Caseira: O Segredo de uma Receita Simples e Saborosa!





Poucos ingredientes, muito sabor!

Olá, gente! Bem-vindos ao meu canal, Sabores de Casa! Hoje, essa feijoada está combinando muito porque aqui no Paraná está fria e chovendo desde ontem. Estou pensando nessa feijoada que quero ensinar para vocês. É simples, com poucos ingredientes, mas fica Jesus!


A base da feijoada:

A base que eu coloco é bastante linguiça, carne seca e osso buco de porco. Eu mando cortar as canelinhas do porquinho. Vou usar três, que está bom. 


Eu tenho aqui 1kg de linguiça paio e aqui eu tenho 1kg também de linguicinha de porco pura, porque eu gosto muito de linguiça. A base da minha feijoada é isso aqui, e aqui aquela carne seca que eu já deixei de molho e já dei uma fervura. 


Agora eu já vou cozinhar ela. Então, vou colocar ela na panela de pressão, deixe uns 35 minutos. No meu fogão, como esse aqui demora mais para cozinhar, eu vou colocar esse aqui primeiro no fogo. Já coloquei água fervendo, mas você não quer, não precisa. 


Vou cobrir bem ela, mais um dia… cobriu a carne com a água. Agora eu tampo a pressão, vou contar 35 minutos. Aí eu abro uma panela; se tivermos ainda dura, eu coloco mais um pouquinho, mas eu mostro para vocês.


Cozinhando o feijão:

Agora eu também vou cozinhar o feijão. Já lavei meu feijão, coloquei umas folhinhas de louro que dá um gostinho, e vou cozinhar também. Só lavei bem e vou pôr na panela. É 1kg de feijão preto. Tá? Eu vou cobrir com a água aqui, ó. 


A água minha tá morna, tá gente? Olha, eu cobri bem. Agora vou pôr para cozinhar, então uns 30, 40 minutos.


Uma feijoada mais light:

Como a minha feijoada é uma feijoada mais light, eu gosto de aferventar a linguiça de porco. Então eu vou colocar aqui na panela, ó, toda a linguiça, e vou deixar aferventar. Vou mostrar para vocês a gordurinha que sai, porque eu não gosto de colocá-la assim direto. 


Eu gosto de fritar ainda um pouquinho. Então eu vou aferventar uma linguicinha de porco. Gente, com linguiça de porco pura assim, fica uma delícia! Se você encontrar na sua cidade, faça desse jeito que eu estou falando, que fica, dá um sabor na feijoada bem diferente.

 

Se você quiser fazer essas coisinhas de véspera também, é uma boa dica que eu dou: pode aferventar tudo de véspera, no outro dia você só vai montando a sua feijoada. Por isso que eu gosto de ferver, tá vendendo a gordura que junta tudo aqui, ó? Eu tiro. 


Agora, nessa mesma água, gente, eu vou dar uma fervura nesse também, o osso buco de porco. Então agora vai aferventar um pouco, depois eu ponho na pressão também para cozinhar, tá? E aí eu mostro para vocês. Porque aqui é só para tirar aquela gordura primeiro.


Fritando as linguiças:

Eu cortei a linguiça paio e a linguiça calabresa, né, que eu já tinha tirado a pele. Agora eu gosto de fritar ela um pouquinho, porque sai gordura. Então eu peguei uma frigideira grande assim, coloquei um pouquinho de óleo no fundo da assadeira é para não grudar. 


Então agora vou fritar esse aqui e mostro para vocês o próximo passo. As linguiças defumadas estão todas fritas. Agora eu vou retirar e vou dar uma passadinha na linguicinha pura de porco também, gente. Desliguei o fogo. 


Olha como tá bem fritinha a linguiça de porco purinha! Agora eu vou pôr… posso transformar todas as linguagens agora, tá? Tem todas as fritas.


Temperando a feijoada:

Ó, gente, já o feijão está cozido, a carne seca está cozida. Agora é hora de começar a fazer o tempero para temperar a feijoada. Então eu comecei fritando o bacon. Eu tenho aqui 200g de bacon. 


Vou colocar aqui na minha panela, vou fritar, vou dourar bem esse bacon, tá? Enquanto isso, eu já vou pegar o feijão e transferir para a panela. Gente, o bacon tá frito. 


Eu vou tirar daqui. Como equipe bastante gordura do bacon, eu vou tirar um pouco, não ficar muito gordurosa. Se eu estou fazendo uma feijoada light, não posso pôr tudo isso de gordura, lógico. 


Quem gosta pode pôr. Eu vou tirar, gente, o feijão… olha, eu deixei 30 minutos, ele tá macio, embora os grãos estejam ainda firmes, porque agora eu vou pôr ele na panela, vou pôr os temperos e ele vai ficar fervendo mais um pouquinho, tá ? Vocês observaram que o feijão não tinha tanto caldo? 


Agora eu ponho água quente. Cuidado, gente, para não queimar! E agora vou voltar os temperos aqui, a carne seca já cozida, vou colocar aqui as linguiças, ó. Lembra do ossobuco que eu cozinhei, ó? Tá bem molinho, gente! Agora eu mexo para envolver o feijão junto com os ingredientes. 


Por isso que eu não gosto que o feijão fique muito cozido, ele derrete. Agora, como eu coloquei os ingredientes na panela junto com o feijão, então ele tá fervendo. Enquanto ferve, eu vou dourar a cebola, que aí eu vou pôr lá, vou mostrar para vocês. Olha como que tá a cebola, gente! 


Agora, o que eu faço? Eu vou pôr o alho, uma colher de sopa de alho. Pode pôr alho, que feijoada pé de alho fica delicioso! Agora eu vou dourar esse alho mais uns dois minutinhos. 


Cuidado para que o alho queime mais rápido que a cebola, né? E esse alho que eu amassei, gente, eu usei uma inteira de alho. Lembra do bacon frito? 


Agora vou colocar o bacon, a cebola temperada, ó! Tá uma delícia, gente! Mas que cheiro gostoso! Você já fez uma feijoada? Sabe porque eu estou fazendo, ensinando passo a passo? Porque teve muita gente que pediu para mim assim, que não sabe nem por onde começa uma feijoada. 


Então eu resolvo gravar isso aqui com poucos ingredientes, que é mais fácil para você fazer. Mas esse é o processo, vai cozinhando o feijão devagar. 


Você teve dúvida, volta no vídeo, vê de novo como eu ensinei, e olha, você vai receber muitos elogios, porque essa feijoada aqui é ideal para você comer naqueles dias de friozinho, reunir uma família, porque vocês viram aqui que dava bastante gente . 


Hoje vamos almoçar aqui, 10 pessoas, gente! Já imaginou? Vai dar para bastante gente isso aqui!

Finalizando a feijoada:

Agora, gente, é hora da pimentinha! Eu vou pôr pouca pimenta, porque a minha… meus netos vão almoçar comigo, então eu tenho medo de pôr muita pimenta. É hora de provar o sal. Então vou colocar uma pimenta calabresa. 


Mas você pode pôr o que você está acostumado, pimenta-do-reino, outro tipo de pimenta, até pimenta fresca. Pode pôr. Ainda faltam mais uns temperinhos, mas eu vou pôr, deixar ferver primeiro, depois eu vou provar o sal. Se tiver faltando sal, eu coloco mais um pouquinho de sal. 


Gente, depois que eu coloquei os temperos todos e eu misturei todos os ingredientes com o feijão preto cozido, o que eu fiz agora? Eu deixei aqui fervendo no fogo baixo, médio para baixo, 20 minutos, tá?, para tomar gosto. 


Agora vou encerrar com cebolinha e salsinha. Eu tenho aqui uma xícara de cebolinha e salsinha, tá? Agora, gente, é só misturada bem essa cebolinha, salsinha e cheiro verde. Se você não gosta de cheiro verde, não coloca. Pronto! 


Agora vou apagar o fogo e vou montar um prato delicioso e mostrar para vocês. Se você gostou da minha feijoada, compartilha, tá gente? 


E se você também gostou da maneira que eu ensinei, deixa um joinha para mim. Se você faz um jeito diferente de feijoada, deixa aí nos comentários, gente. 


Eu vou montar um prato que tenho muita vontade de comer. Vou pôr um dia de feijão… quase não tem feijão, vocês estão vendendo? 


Um pouquinho de arroz, um pouquinho de vinagrete, agora a farofa… eu já tenho essa farofa de cebola que eu já ensinei no canal, e um pouquinho de couve refogada com só alho, que eu refoguei com um pouco de azeite, ó! 


Um prato bem brasileiro! Deu água na boca de comer essa feijoada, né? Olha que prato delicioso, gente! Mas esse prato aqui eu reservei, sabe para quem? Para você que ficou vendo meu vídeo. Deu água na boca, deu vontade! Bom apetite!

0 Comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentario e sua Duvida